2 de dez. de 2009

Contribuições ... Linguagem e Educação



Quero registrar algumas contribuições, ou seja, registrar os conhecimentos mais significativos oriundos dos textos dos Módulos 5,6 e 7 de forma sintetizada. O texto É PRECISO CONJUGAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO? (BETOLILA; SOARES, 2007) aponta que a alfabetização e o letramento devem ser processos simultâneos e indissociáveis para que a criança tenha inserção plena no mundo da leitura e escrita, pois ela precisa apropriar-se da tecnologia da escrita, e também, reconhecer seus usos e funções por meio de vivências de diferentes práticas de leitura e escrita. PSICOGÊNESE DA ESCRITA (LETRA A, 2005) traz a idéia de que a construção da escrita está baseada nos conhecimentos prévios, assimilações e interações com os outros e com os usos da leitura e escrita, são hipóteses espontâneas construídas pelo próprio aprendiz, que vai se alargando no campo do conhecimento lingüístico, perpassando por processos de hipóteses gradualmente.
No Módulo 5, a entrevista de Magda Soares, explícita no texto NADA É MAIS GRATIFICANTE QUE ALFABETIZAR, fica a concepção de que devemos estar centrados em como a criança aprende, e não em como ensinar. É preciso termos métodos de alfabetização, pois um único método não dará conta da demanda deste processo. Traz a distinção de método fônico e consciência fonológica, esta última, bem conceituada no texto CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DO Módulo6. Este texto reforça que a criança formula hipóteses e progride em nível de conhecimento quando se familiariza com formas de escritas do dia-a-dia e reflete sobre a natureza e funcionamento da língua escrita, onde cabe ao professor chamar a atenção das crianças para os segmentos sonoros da língua oral.
O texto AS DUAS FACES DA ORTOGRAFIA (GURGEL, 2009) traz o trabalho com a ortografia em duas frentes: irregularidades e regularidades. Em suma, no que se refere a linguagem, precisamos alargar nossos conhecimentos para que tenhamos mais qualidade na prática pedagógica e na aprendizagem de nossos alunos.