Nos últimos dias, planejando para minha prática de estágio, me dei conta do quanto a reflexão é um importante exercício, pois nos auxilia tanto para o planejamento quanto para o re-pensar e o re-significar da prática pedagógica.
É no exercício da reflexão que estabelecemos, construímos e reconstruímos nossa fazer, nossas linhas teóricas, nossos objetivos, nossas metodologias... A reflexão nos permite a realização da avaliação de nossas ações, bem como, uma auto-avaliação. Por meio da reflexão é que constatamos o que dá certo e o que não dá certo, a eficácia do que está sendo proposto para a aprendizagem, contatamos o que tem relevância na construção do conhecimento dos nossos alunos.
As reflexões nos trazem “o norte”, nos dão a direção e nos permite o redirecionamento necessário. Uma prática sem reflexão é uma prática sem vida, sem porquês, sem significados.
Mais do que nunca vivencio a legitimidade da importância da reflexão para uma prática pedagógica mais coerente com as necessidades dos alunos, visando o desenvolvimento integral destes sujeitos.Paulo Freire em seus escritos sempre exaltou a relevância da reflexão para o aprimoramento da prática pedagógica.
Somente a reflexão sobre a ação pode nos situar no tempo e no espaço!!!
2 comentários:
Oi Lu,
"A reflexão é importante para redimensionar o planejamento". Isso aconteceu concretamente? Que mudanças fizeste em teu planejamento a partir das reflexões? Como tens avaliado tuas ações no estágio? Tens alcançado os objetivos que propuseste?
"Por meio da reflexão é que constatamos... o que tem relevância na construção do conhecimento". Como isso tem se dado na prática? Os conteúdos que tens trabalhado são relevantes? Como avalias isso?
Mostre como tua prática tem se aprimorado a partir da reflexão, registrando aqui esse caminho, certo?
Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa
Oi Rô,
Com certeza refletir sobre a pertinência do que estamos propondo é importante, eu costumo avaliar o que foi proposto e sua eficácia, e nesta testagem, algumas propostas são positivas, outras precisam ser melhoradas, por exemplo, trabalhando com os alunos propus um bingo dos numerais, mas o simples fato de ter um zero na frente de alguns números naturais gerou uma série de conflitos, o 01 foi interpretado como 10, outros alunos não reconheciam o número, enfim...nesta atividade percebi que os alunos não tinha, construído a noção de unidade, dezena, etc., então vislumbrei trabalhar o sistema de numeração decimal para a superação deste conflito, trabalhamos com Ábaco, e assim superamos esta etapa. É neste sentido que considero importante refletir sobre o que propomos, planejamos, enfim, para que estejamos propondo aquilo que de fato os alunos precisam construir...Em síntese, considero que tenho alcançado muitos objetivos, visto que todos os alunos avançaram, no início do estágio tínhamos 4 alunos PS2, e agora, dois estão silábicos e dois silábico-alfabéticos.Creio que tratam-se de objetivos parcialmente alcançados, embora há muito ainda o que se construir.
Beijocas!
Postar um comentário