29 de set. de 2009

LETRAMENTO OU ALFABETIZAÇÃO?

Muitas são as discussões entre os teóricos em função dos conceitos de alfabetização e/ou letramento.
O conceito de alfabetização costuma restringir-se ao processo mecânico de codificar e decodificar signos, ler e escrever. Mas Paulo Freire, ao longo de suas obras, sempre o conceito de alfabetização numa perspectiva bem mais ampla, sempre vinculada a emancipação do sujeito, à autonomia, à criticidade, enfim, a alfabetização com relação direta a construção da cidadania.
Muitos teóricos receiam que a concepção de alfabetização nesta perspectiva freireana fique restrita apenas aos meios acadêmicos, e por isso, o conceito de letramento ganha espaço a fim de garantir esta nova roupagem de emancipação do sujeito.
Percebemos a partir de estudos empíricos propostos pela Interdisciplina de linguagem e Educação, do eixo VII, do Curso de Pedagogia à Distância, da UFRGS que o conceito de letramento é algo amplo e deve ser considerado segundo seu contexto.
[...] A palavra ‘letramento’ não está ainda dicionarizada. Pela complexidade e variação dos tipos de estudos que se enquadram nesse domínio, podemos perceber a com­plexidade do conceito. Assim, se um trabalho sobre letra­mento examina a capacidade de refletir sobre a própria linguagem de sujeitos alfabetizados versus sujeitos anal­fabetos (por exemplo, falar de palavras, sílabas e assim sucessivamente), então, segue-se que para esse pesquisa­dor ser letrado significa ter desenvolvido e usar uma ca­pacidade metalinguística em relação à própria lingua­gem. Se, no entanto, um pesquisador investiga como um adulto e uma criança de um grupo social, versus outro grupo social, falam sobre o livro, a fim de caracterizar essas práticas, e, muitas vezes, correlacioná-las com o sucesso da criança na escola, então, segue-se que para esse inves­tigador o letramento significa uma prática discursiva de determinado grupo social, que está relacionada ao papel da escrita para tornar significativa essa interação oral, mas que não envolve, necessariamente, as atividades es­pecíficas de ler ou de escrever (ver Heath, 1982, 1983; v. também Rojo, neste volume). (KLEIMAN, 2006)
Entretanto, a escola é uma importante agência de letramento, que não deveria envolver apenas o letramento escolar ( aquisição de códigos alfabéticos e numéricos...) mas letramento social oriundos de outras agências, família, trabalho, igreja, grupos e tantos outros, entendido como um conjunto de práticas sociais a partir da aquisição da escrita.
Qual o real papel da escola? Alfabetizar ou letrar?
Para mim, fica bem claro que a leitura do mundo antecede a leitura da palavra, e isto deve ser considerado nas práticas escolares, bem como, envolver o letramento desde o início da alfabetização.
Parece confuso, mas não é!

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

a leitura dos teus registros tem sido uma experiência gratificante e eu não poderia passar por aqui sem deixar alguma contribuição. Talvez seja interessante retomar algumas postagens depois do estágio e repensar os conceitos a partir da tua esperiência prática. Por exemplo, como foi lidar com alfabetização envolcendo letramento? E a alfabetização (usos de códigos do teclado)e o letramento digital dos alunos para o uso do computador (word, paint e blos)? Vi que tu te remetes à Freire e Kleiman, mencionando de passagem "outros autores". Na minha perspectiva estes outros, dentre os quais destaco Street e Soares. Segundo esta, inclusive, temos informação que o termo foi dicionarizado em 2001 (no Dicionário Houaiss da língua portuguesa - SOARES, Magda. Apresentação. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.81, pp. 15-19. ISSN 0101-7330. doi: 10.1590/S0101-73302002008100002.)
A Magda Soares, no texto letramento na cibercultura, conceitua diferentes práticas de escrita como diferentes letramentos, onde a tela do computador se constitui como um outro espaço de escrita. Observando os teus registros de estágio, percebi que os teus alunos usaram os dois (caderno e tela do computador). Assim, além de alfabetizar letrando estarias promovendo diferentes letramentos, concordas??? Deixarei para pensares quando tiver tempo e se quiser podemos continuar conversando sobre isso.
Um grande beijo e um carinhoso abraço.
Profa. Nádie