31 de out. de 2010

Eixo VIII e meu TCC

No Eixo VIII fomos contemplados com duas Interdisciplinas: Seminário Integrador VIII voltado ao registro e publicação no Blog Portfólio das reflexões realizadas durante o decorrer do Estágio, e também apela Interdisciplina Estágio supervisionado em docência, no meu caso, em Docência de 6 a 10 anos, visto que minha prática de Estágio se deu com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, com alunos entre 6 e 9 anos de idade, numa turma composta por 16 alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, localizada na zona rural do município de Três Cachoeiras.
O Eixo temático do 8º semestre do Curso de Pedagogia a distância da UFRGS enfocou Prática Pedagógica e Currículo, onde passamos a experienciar teorias, testar teorias na prática, observar as práticas segundo as teorias estudadas, realizar pesquisas, enfim.
Com relação ao TCC, constato que esta estrutura foi fundamental para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, pois foi exatamente por meio da prática de estágio que a pergunta central do TCC surgiu, foi com a experiência de estágio que nasceram algumas inquietações, curiosidades e desejos. Através da prática de estágio percebi o quanto todas as Interdisciplinas do Curso tiveram relevância na minha formação docente, pois no dia a dia surgem desafios em sala de aula que necessitam de uma boa base teórica e metodológica para darmos conta da demanda que hoje temos na escola, visto que, a diversidade está presente no nosso contexto diário, e temos de saber lidar com tal.
Muitas vezes tive de decorrer aos estudos realizados no decorrer de todo o curso, assim, como, neste momento de construção do TCC, o resgate das contribuições das Interdisciplinas também são essenciais e necessários para a elaboração deste.
Com certeza, a prática de estágio proporcionada no Eixo VIII foi a base de origem do meu TCC, foi o momento de muitas aprendizagens, experiências que dão todo o suporte para uma formação de qualidade.
Aproveito este momento, para agradecer e parabenizar a todos os envolvidos nesta proposta do Curso de Pedagogia a distância da UFRGS do pólo de Três Cachoeiras pelo “sucesso” obtido, obrigado aos colegas, tutores, professores, coordenação, gerente de pólo, representantes discentes, e outros que de alguma forma estiveram contribuindo para que chegássemos até aqui.
Muito obrigado!!!

4 comentários:

Roberta disse...

Luciane!!

Que bom que o estágio te levou a mais pesquisas e reflexões e principalmente que tu conseguiste, a partir da tua prática, pensar na tua questão do TCC.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

como um dos muitos agentes envolvidos, fico muito comovida diante do teu reconhecimento e validação do esforço de todos. Como temos até o último dia do "ano letivo", para desafiar vocês em busca de novas aprendizagens, vou deixar aqui um convite para complementares a tua postagem com um exemplo bem claro de alguma(s) das inquietações surgidas durante o estágio, ok?
Um grande beijo e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie

Luciane Ribas disse...

Feedback ao comentário da Professora Nádie...
Olá!
Com certeza temos até o último dia do ano letivo para construirmos novas aprendizagens neste Curso, principalmente, por meio das trocas entre os pares, colegas, e entre professores e alunos do curso de Pedagogia, da UFRGS.
Com relação à sugestão da professora Nádie para que eu trouxesse um exemplo bem claro de uma inquietação surgida durante o estágio, posso afirmar com convicção de que a primeira foi ter convicção do quanto a escola, o currículo e a postura dos professores estão extremamente presos aos moldes tradicionais de ensino, ou seja, tudo na escola é muito imposto, não há espaço para dar vez aos desejos e interesses dos alunos, tudo é muito transmitido, pouco é construído, enfim... Outro ponto que se configurou em uma inquietação foi o fato de que desde o início do estágio, os olhares sobre a proposta de trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem causavam muita desconfiança entre o corpo docente.
Recordo-me com clareza de uma inquietação em especial, fiquei muito frustrada ao perceber que duas alunas tinham problemas de fala, precisavam de atendimento com fonoaudiólogo para superar os obstáculos vividos em função deste problema para a conquista da alfabetização, e este atendimento desejado e necessário era algo que não acontecia. Durante todo o período de estágio, esta inquietação esteve presente, pois não bastava que detectássemos que esta problemática tinha interferência no processo de conquista da alfabetização, bem como, na socialização das alunas em questão, pois a formação docente não nos dá subsídios para tratarmos disto, ou seja, nem sempre podemos dar conta de toda demanda de uma sala de aula, pois nosso “objeto” de trabalho é o ser humano.
O trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem também teve momentos de muita inquietação da minha parte, pois inicialmente, tive muita insegurança quanto à validade desta metodologia para o desenvolvimento da alfabetização e letramentos, mas aos poucos, estas inquietações foram se modificando, se transformando, diminuindo, se transformando em novas, enfim...
Algumas destas inquietações já estão explicitadas em postagens anteriores, mais especificamente, no período em que o estágio aconteceu. Um Abraços, Lu

Nadie Christina disse...

Oi querida,

estas inquietações, que podem ser entendidas como inconformidades diante da realidade, deram lugar a novas certezas e foram constituindo as tuas ações, seja no estágio ou no TCC.
Desejo que continues te inquietando ao longo da vida, pois só assim poderás ter uma prática transformadora.
Um grande beijo e votos de sucesso na defesa do TCC!
Profa. Nádie