8 de nov. de 2007

Música!!!!!!

Esta semana fui surpreendida com o Bloco9 da interdisciplina de música, com o texto “Por que ouvimos tanta porcaria?”.
Às vezes tenho a sensação de que minha visão crítica frente ao mundo que nos cerca esteve um tanto adormecida ao longo dos tempos.
Lamento muito ter ficado alguns anos sem contato direto com os estudos, pois tenho a impressão, ou melhor, a certeza de ter “perdido” muito em relação a conhecimento.
Bom, através desta riquíssima leitura, retirada de um artigo da revista Aplauso, passei a perceber o quanto nos tornamos “imbecis” frente a muitas questões, pois não exercitamos nossa criticidade, curiosidade de investigar o que há por traz daquilo que lemos, vimos, ouvimos, etc.
Até então não havia percebido como o sistema da indústria fonográfica foi montada, e o pior, qual a sua real intenção.
É muito importante tomarmos consciência de fato destas questões, e principalmente permitir que outras pessoas fiquem a par, pois não só a mídia tem lugar privilegiado na vida das pessoas, nós professores também temos. A escola é um ótimo meio para que esta consciência seja construída.
Mesmo que parece ser desleal tal privilégio, compete a nós propiciarmos estas reflexões. É neste sentido que penso que eu já deveria ter esta consciência e tais conhecimentos, é angustiante perceber que muitas coisas passam despercebidas em minha vida, assim como de outras pessoas.
A indústria fonográfica merece um adjetivo, se assim possamos dizer, mais coerente com o papel que exerce, com direito a uma sutil rima: Indústria fonográfica, auditivamente pornográfica.
Que horror!!!!!!!!!!