A interdisciplina de Ludicidade vem trazendo conceitos e teorias muito importantes para o nosso ofício e para a nossa vida.
É necessário conhecermos as diferentes perspectivas que o brincar assume: educativa, competitiva, clínica, etc. diferentemente da perspectiva lúdica.
Precisamos promover mais espaço a ludicidade em nossa sala de aula e também em nossa vida, rompendo barreiras e quebrando tabus.
As interdisciplinas de artes, ludicidade, música, literatura e teatro se mesclam de tal forma que há textos e dissertações que nos causam “confusões”, pois abrangem muitas semelhanças, estando diretamente ligados, em especial, no âmbito educacional.
São algumas reflexões como estas que indagam a registrar tais dissertações.
25 de out. de 2007
Evidências
Evidências
A disciplina de artes trouxe-me muitos conhecimentos, transformando minha postura e prática em sala de aula.
Embora nunca tenha sido uma professora a favor de folhas com desenhos mimeografados ou xerocados, não tinha total consciência do que tais práticas representavam.
Uma questão muito importante foi compreender que o ensino da arte não requer produção, requer apreciação, contextualização histórica, conhecimento da história da arte, das obras, enfim. Oportunizou-me a conhecer a trajetória do ensino da arte na educação, a proposta triangular, arte como conhecimento, multiculturalismo.
Está sendo uma interdisciplina muito rica, oportunizando inúmeros conhecimentos que até então não tinha contato, como por exemplo, apreciar, interpretar e descrever uma obra de arte.
Estou adotando uma nova postura em sala de aula em prol desta nova consciência em relação à ARTE.
Fico angustiado quando penso que poucos são os professores com oportunidades de adquirirem estes conhecimentos, ou melhor, esta aquisição depende da busca de cada profissional.
Arte para mim passou a ser cultura, criação, expressão ou seja, vida.
A disciplina de artes trouxe-me muitos conhecimentos, transformando minha postura e prática em sala de aula.
Embora nunca tenha sido uma professora a favor de folhas com desenhos mimeografados ou xerocados, não tinha total consciência do que tais práticas representavam.
Uma questão muito importante foi compreender que o ensino da arte não requer produção, requer apreciação, contextualização histórica, conhecimento da história da arte, das obras, enfim. Oportunizou-me a conhecer a trajetória do ensino da arte na educação, a proposta triangular, arte como conhecimento, multiculturalismo.
Está sendo uma interdisciplina muito rica, oportunizando inúmeros conhecimentos que até então não tinha contato, como por exemplo, apreciar, interpretar e descrever uma obra de arte.
Estou adotando uma nova postura em sala de aula em prol desta nova consciência em relação à ARTE.
Fico angustiado quando penso que poucos são os professores com oportunidades de adquirirem estes conhecimentos, ou melhor, esta aquisição depende da busca de cada profissional.
Arte para mim passou a ser cultura, criação, expressão ou seja, vida.
Onde anda o tempo...
Oh tempo... cadê você!!!
Está sendo o tempo um grande adversário nesta trajetória de estudos, pois mesmo disciplinarmente realizando estudos e leituras diárias, angustio-me por ter a sensação de que não estou “dando conta” de realizar as atividades, e o pior, tenho a sensação de que o tempo talvez mal administrado, ou escasso de fato, em função da inúmera carga horária assumida na escola, em casa e nos demais afazeres e responsabilidades de minha vida, resulta num “empobrecimento” de teorias assimiladas. Ou melhor, dizendo, tenho a impressão de estar perdendo em qualidade na aquisição de teorias e maiores conhecimentos.Porém, numa reflexão mais profunda, percebo que talvez seja uma sensação de angústia momentânea, e que são exatamente o tempo agora usado a favor, através do seu aproveitamento nos estudos é que resulta nos conhecimentos mais significativos, pois o conhecimento é uma construção.
Está sendo o tempo um grande adversário nesta trajetória de estudos, pois mesmo disciplinarmente realizando estudos e leituras diárias, angustio-me por ter a sensação de que não estou “dando conta” de realizar as atividades, e o pior, tenho a sensação de que o tempo talvez mal administrado, ou escasso de fato, em função da inúmera carga horária assumida na escola, em casa e nos demais afazeres e responsabilidades de minha vida, resulta num “empobrecimento” de teorias assimiladas. Ou melhor, dizendo, tenho a impressão de estar perdendo em qualidade na aquisição de teorias e maiores conhecimentos.Porém, numa reflexão mais profunda, percebo que talvez seja uma sensação de angústia momentânea, e que são exatamente o tempo agora usado a favor, através do seu aproveitamento nos estudos é que resulta nos conhecimentos mais significativos, pois o conhecimento é uma construção.
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