Com o intuito de fazer uma espécie de fechamento sobre o Trabalho de conclusão de curso, TCC que construí durante o Eixo IX, venho neste espaço trazer as abordagens utilizadas, bem como explicitar as considerações finais que se fizeram possíveis.
Os estudos realizados apoiaram-se na transposição de bases teóricas e metodológicas consideradas necessárias para atingir os objetivos que elenquei no início do trabalho, visando um diálogo entre a prática de estágio curricular supervisionado e autores que reforçam e enriquecem o tema As influências da Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Contei com as contribuições dos teóricos: Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Moacir Gaddoti, Paulo Freire, Magda Soares, Nádie Christina Ferreiro Machado, Léa da Cruz Fagundes, Beatriz Corso Magdalena e Ìris Tempel Costa, além de outros autores.
Considerei relevante realizar estudos a fim de situar o conceito de alfabetização, onde percebi que há embates conceituais entre alguns autores. Alguns consideram que ao termo se atribui com especificidade a apropriação do sistema de escrita, sem considerar a compreensão dos usos e funções da escrita. Para as autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1988) o conceito de alfabetização não se resume apenas a codificação e decodificação do sistema de escrita, pois consideram que desde o início da alfabetização a criança passa a compreender os usos e funções da escrita, que vão se alargando gradativamente.
Nesta perspectiva, fez-se necessário situar o conceito de Letramentos, apontando algumas definições segundo alguns autores mencionados no segundo parágrafo. O conceito de Metodologia de Projetos de Aprendizagem foi amplamente descrito, dialogando com algumas autoras que tratam desta proposta, para assim, dar andamento ao Trabalho de Conclusão de Curso que me propus a desenvolver.
Após os conceitos Alfabetização, Letramentos e Metodologia de Projetos de Aprendizagem definidos e uma breve apresentação dos embates, foi pertinente situar o contexto das experiências com a Metodologia, apresentando o público envolvido, o contexto da aplicação da proposta em questão.
Apresentei os Projetos de Aprendizagem desenvolvidos pelos alunos, com problemáticas elencadas pelos alunos, onde três Projetos foram construídos, são eles: Para que servem as árvores? Por que os animais existem? e Como vivem os mendigos? Também explanei sobre as estratégias utilizadas pelos alunos, e explicitei alguns recortes das escritas dos alunos do segundo ano no Blog da turma.
No desenvolvimento da pesquisa apontei as principais influências da Metodologia de Projetos de Aprendizagem para o desenvolvimento tanto da alfabetização quanto para o desenvolvimento dos Letramentos, evidenciando a importância desta perspectiva para o êxito almejado e conquistado.
Outro ponto dos estudos do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi tornar evidente a concepção de que alfabetização e letramentos são processos indissociáveis para que tenhamos uma educação de qualidade, além de cunhar que se trata de processos contínuos, ou seja, tanto a alfabetização quanto os letramentos são desenvolvidos durante toda a vida.
Tais apontamentos se deram em contexto específico, onde as afirmações realizadas no meu TCC não se reduzem aqui e não são generalizadas, correspondem à experiência de estágio supervisionado realizado no 8º semestre do Curso de Pedagogia à distância, do pólo de Três Cachoeiras, da UFRGS. Estágio desenvolvido com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, da Escola Fernando Ferrari, da zona rural do município, turma composta por 16 alunos, em níveis distintos com relação aos estágios de desenvolvimento da alfabetização.
Contudo, intencionei explicitar que a Metodologia de Projetos de Aprendizagem, no contexto envolvido, teve influências positivas no desenvolvimento da alfabetização e letramentos, embora seja uma proposta metodológica inovadora que rompe com os modelos tradicionais de ensino, dos quais nos valemos nas escolas até os dias de hoje.
Esta foi a abordagem construída no meu TCC, que pode ser evidenciada na leitura do TCC na íntegra. Até breve!