20 de mai. de 2010

Aprendizagem do olhar...

A partir do texto Educando o olhar da observação – Aprendizagem do olhar, de Madalena Freire Weffort, sugerido pela orientadora de estágio Carla Meinerez e pela tutora Márcia Stormowski reafirmei a importância de estarmos atentos aos movimentos de aprendizagens e dificuldades de nossos alunos, pois não basta propormos atividades pertinentes e diversificadas, mas sim, observarmos como estão sendo construídas as hipóteses e aprendizagens pelos alunos a partir do que propomos, visto que, o foco está em como o aluno aprende e não como se ensina.
A observação é um exercício muito eficaz para diagnosticarmos o ponto de partida dos alunos, o que necessitam, como constroem, enfim, a observação nos situa e nos orienta para que possamos instigá-los transformando a zona real do conhecimento em zona proximal do conhecimento, como apontam as teorias de Vygotisky.
Um olhar direcionado é pautado no planejamento prévio do que se quer diagnosticar, para quê e como avançar, para que possamos avaliar e se auto-avaliar coerentemente.
Contudo, para mim está muito clara a pertinência da observação na prática pedagógica, pois o olhar sensível, flexível e reflexivo subsidia uma prática pedagógica mais harmônica.
“Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la, mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica (FREIRE, Madalena, p.3, 1996)”.


Em síntese, o texto de Madalena Freire é oportuno para nossa formação docente, nos aponta um excepcional aporte para prática pedagógica que estamos realizando.

Referência Bibliográfica:
FREIRE, Madalena. Educando o olhar da observação – Aprendizagem do olhar. Texto retirado do livro: Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.