A Interdisciplina de Seminário Integrador VI, do 6º semestre, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância do Pólo de Três Cachoeiras deu continuidade aos trabalhos com Projetos de Aprendizagem, onde adquirimos conhecimentos relevantes quanto a referida Proposta Metodológica. Este Interdisicplina do Eixo VI tratou de evidenciar a pertinência de trazermos para a educação uma metodologia focada na aprendizagem, deixando para trás o foco do ensino, visto que, o próprio Piaget já afirmava que nem todo ensino corresponde a aprendizagem. E com base nesta perspectiva, destaco a Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II como muito pertinente para o desenvolvimento do meu TCC, que trata das influências da Metodologia de Projetos de Aprendizagem para o desenvolvimento da Alfabetização e Letramentos. Esta Interdisciplina contemplou estudos sobre o Método Clínico Piagetiano, que entende a aprendizagem e ensino como processos distintos.
Meu TCC por sua vez, abrange o pressuposto teórico de Jean Piaget, por meio dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1988) que partiram da epistemologia genética para explicar os processos de construção e desenvolvimento da alfabetização, ou seja, explicam como os alunos constroem diferentes hipóteses do sistema alfabético, por meio de níveis de conceitualização. Para as autoras, a alfabetização é entendida não só como apropriação do sistema de escrita, mas também, como compreensão dos usos e funções da escrita, contemplando assim, o conceito de Letramento, embora Emília Ferreira conceba o uso deste termo como modismo e desnecessário.
Na construção do meu TCC, além de tratar da Epistemologia Genética de Jean Piaget, de abordar a Metodologia de Projetos de Aprendizagem muito me vali das contribuições das Interdisciplinas de Seminário Integrador VI e Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II. Ambas as Interdisciplinas são responsáveis pela base teórica de estudos indispensáveis para que hoje eu tivesse a concepção de que de nada adiante sabermos ensinar, se não compreendemos como nossos alunos aprendem.
Nos parágrafos acima, tento deixar registrado algumas relações e contribuições das Interdisciplinas mencionadas para com meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em plena construção.