Elaborar a síntese escrita das aprendizagens decorrentes no 3º semestre não foi uma tarefa difícil, pois bastava organizar as postagens que já vinham sendo realizadas ao longo do corrente semestre, no portfólio de aprendizagens.
O que destaco é o fato da apresentação oral causar sentimentos distintos. No período anterior a apresentação, a ansiedade e o nervosismo já tomavam conta de mim, criando toda uma expectativa nesta prática, porque se tratava de um publico não familiar.
Quando cito “público não familiar” refiro-me as pessoas que não fazem parte da minha rotina, alunos, colegas de trabalho e familiares, do convívio diário. O fato de existir uma “banca” para avaliar foi uma situação nova e pertinente para meu crescimento.
Através deste trabalho pude me colocar com no lugar dos alunos, percebendo como nos sentimos de fato no momento em que estamos sendo avaliados.
Esta experiência foi de grande valia, favorecendo para que eu superasse mais este desafio, e ainda, percebi a importância desta prática como exercício indispensável a nossa formação como educadores.
Precisamos exercitar nossa capacidade de síntese, tanto escrita quanto oral!!!!
Com certeza, na próxima apresentação sentir-me-ei mais a vontade, embora reconheça que o nervosismo não durou mais que alguns minutos, nos primeiros momentos desta prática, depois fui desenvolvendo minha oralidade sem constrangimento.
Foi de fato uma dificuldade superada, mais um desafio vencido!!!!!!