No Eixo VIII fomos contemplados com duas Interdisciplinas: Seminário Integrador VIII voltado ao registro e publicação no Blog Portfólio das reflexões realizadas durante o decorrer do Estágio, e também apela Interdisciplina Estágio supervisionado em docência, no meu caso, em Docência de 6 a 10 anos, visto que minha prática de Estágio se deu com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, com alunos entre 6 e 9 anos de idade, numa turma composta por 16 alunos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, localizada na zona rural do município de Três Cachoeiras.
O Eixo temático do 8º semestre do Curso de Pedagogia a distância da UFRGS enfocou Prática Pedagógica e Currículo, onde passamos a experienciar teorias, testar teorias na prática, observar as práticas segundo as teorias estudadas, realizar pesquisas, enfim.
Com relação ao TCC, constato que esta estrutura foi fundamental para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, pois foi exatamente por meio da prática de estágio que a pergunta central do TCC surgiu, foi com a experiência de estágio que nasceram algumas inquietações, curiosidades e desejos. Através da prática de estágio percebi o quanto todas as Interdisciplinas do Curso tiveram relevância na minha formação docente, pois no dia a dia surgem desafios em sala de aula que necessitam de uma boa base teórica e metodológica para darmos conta da demanda que hoje temos na escola, visto que, a diversidade está presente no nosso contexto diário, e temos de saber lidar com tal.
Muitas vezes tive de decorrer aos estudos realizados no decorrer de todo o curso, assim, como, neste momento de construção do TCC, o resgate das contribuições das Interdisciplinas também são essenciais e necessários para a elaboração deste.
Com certeza, a prática de estágio proporcionada no Eixo VIII foi a base de origem do meu TCC, foi o momento de muitas aprendizagens, experiências que dão todo o suporte para uma formação de qualidade.
Aproveito este momento, para agradecer e parabenizar a todos os envolvidos nesta proposta do Curso de Pedagogia a distância da UFRGS do pólo de Três Cachoeiras pelo “sucesso” obtido, obrigado aos colegas, tutores, professores, coordenação, gerente de pólo, representantes discentes, e outros que de alguma forma estiveram contribuindo para que chegássemos até aqui.
Muito obrigado!!!