12 de jun. de 2008

Interdisciplinas

Estive refletindo durante estes últimos dias, que ao elaborar minhas postagens, sinto falta e me angustio quanto ao fato minhas postagens não apresentarem um aprofundamento ou uma boa base teórica, com relatos mais sólidos e bem teorizados. Parece que minha capacidade tanto de absorção quanto de produção textual e síntese estão limitadas, entretanto, reduzidas.
Talvez eu tenha que ler mais, ou mais vezes um mesmo texto ou livro para ter um maior aproveitamento dos conhecimentos que estão sendo oferecidos pelo curso entre outros.
Sei que devo teorizar mais minhas postagens, que este exercício me auxiliará futuramente também com o TCC, mais estou encontrando dificuldades.
Enfim, vamos lá, não dá para desistir!!!
Persistir é meu lema!!!!!

Representação do Mundo pela Matemática

A organização desta interdisciplina foi fundamental para o resultado positivo que a meu ver a mesma atingiu, pois desfrutamos de um rico bando de criativas atividades criadas pelos colegas da turma.
Não está sendo uma tarefa muito fácil, por constantemente exigir que criamos atividades, foi infelizmente o hábito de copiar e utilizar atividades prontas está ainda muito presente em nossa prática de sala de aula, tornando-se um grande “vício” em nosso meio, onde não exercitamos o hábito de criar, tarefa esta que com certeza exige bem mais de nós professores.
Esta interdisciplina está sendo responsável por “desenferrujar” nossa capacidade de criação e criatividade, mostrando novas possibilidades e novos horizontes no trabalho com a matemática nas séries iniciais.
Está sendo uma experiência muito rica!!!!!!!!!!!!!!!!!

TICS e Interdisciplinariedade

Esta interdisciplina veio chegando de mansinho, sugerindo o trabalho com site xtime-line, com a construção de uma linha do tempo relacionando a História da Informática a fatos da nossa vida, num longo percurso de tempo, um gostoso retrospecto. Nesta atividade trabalhamos com noções de tempo e espaço, quando relacionamos alguns fatos as suas datas, quando organizamos estes períodos através dos anos em estudos, em diferentes espaços ao mesmo tempo e em outros tempos.
Realizamos o trabalho com escrita colaborativa/cooperativa no ETC, tarefa esta com semelhanças significativas aos fóruns do ROODA em função da forma como o trabalho é construído, embora tenha também algumas diferenças, e com editor semelhante ao do pbwiki.
Trabalhamos com classificação e análise de softwares educativos, e agora estamos trabalhando com vídeo na sala de aula, mais um trabalho que nos remete ao trabalho com a temática de espaço e tempo. Entretanto, todas as interdisciplinas atuam dentro de uma perspectiva interdisciplinar, abordando as mesmas temáticas sob distintos ângulos.
As propostas da disciplina de TICS proporcionam conhecimentos tecnológicos e também teórico-pedagógicos, pois aprendemos através de textos, aulas, e quando interagimos com o computador nos mais diversos ambientes, e com as pessoas através do mesmo.
Os softwares disponibilizados pela interdisciplina estão sendo utilizados na escola, por professores de várias áreas e de currículo.
Estou tendo aprendizagens importantes e indispensáveis com esta Interdisciplina!!
Até breve!

11 de jun. de 2008

AULA PRESENCIAL DA INTERDISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS E PELOS ESTUDOS SOCIAIS

A aula presencial do dia 05 de junho abordou muitas questões pertinentes ao entendimento de metodologias que podem ser adotadas por nós professores, em nossas salas de aula. Ambas as disciplinas explicitaram o quanto é possível e significante utilizar músicas para trabalhar diversos conceitos das mais distintas áreas.
Também foi abordada a idéia de trabalhar com recortes do que está integrado com a vida, não sendo necessário abordar conteúdos, passo a passo. Pode-se através do trabalho com recortes, explorar de tal forma a abranger outros assuntos, conceitos e conteúdos, fazendo relações das mais distintas possíveis e necessárias.
Alertou-se a respeito do quanto devemos ser curiosos e “desconfiados”, não devemos ter como verdades absolutas tudo o que lemos ou ouvimos, pelo fato de se tratar de cientistas ou escritores “conceituados”, devemos mesmo assim, questionar, duvidar, testar, enfim, manter olhos e ouvidos sempre atentos. É o caso do texto “O sol que cura, o sol que mata”, pois este desmistifica toda questão exposta pela mídia e pelos estudos científicos destorcidos quanto à veracidade das informações e intenções por trás do que se refere ao sol e suas propriedades.
O trabalho da Interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, com o enfoque Ciclos da Natureza, teve uma relação com outro do semestre passado, Por que você houve tanta porcaria?, da Interdisciplina de Música, onde ambas levantaram as intencionalidades por traz das informações que chegam até nós.
Foi mais uma vez, uma aula mito especial e de grande valia para mim.
Os professores Nilton e Marcelo são apaixonantes, pela simplicidade perante tanto conhecimento e sabedoria, sendo espelhos para mim!

1 de jun. de 2008

Interdisciplinas

Está sendo interessante trabalhar com a forma que as interdisciplinas foram organizadas. Através dos estudos propostos por estas fez-se possível compreender com clareza o conceito de interdisciplinaridade. Espaço e tempo estão sendo contemplados nas disciplinas de Representação do mundo pelas Ciências Naturais, pela Matemática e pelos Estudos sociais, exercitando nosso olhar ao quanto é possível propiciar práticas mais contextualizadas aos nossos alunos.
Abre, no entanto, nossa visão para que compreendemos que basta direcionarmos os temas estudados para que contemplem diversas disciplinas.
Esta “organização interdisciplinar” fez com que os estudos e os trabalhos tenham mais consistência e significância.

“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender.” Paulo Freire

Estou de fato aprendendo muito com esta licenciatura.