16 de out. de 2008

Organização e Gestão da Educação

A abordagem da interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, do 5º semestre do curso de Pedagogia à distância, da UFRGS também se dá em relação às políticas públicas, assim como, na Interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental.
No 1º Módulo, trabalhamos com o tópico Estado, educação e Política Educacional através de temáticas que se complementam: Educação na sociedade capitalista contemporânea; educação e globalização; educação e democracia.
Iniciamos as atividades registrando nossos conhecimentos prévios sobre os conceitos que estão diretamente ligados a temática abordada, entre eles: democracia, Estado, Globalização, Participação, Neoliberalismo, Política, Políticas Públicas, e após a leitura do texto Política pública e gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado, de Vera Maria Vidal Peroni, pude rever estes conceitos, enriquecendo-os através dos conhecimentos que adquiri.
O presente texto nos permite entender que o papel do Estado vem sofrendo alterações, onde passa a ter um papel mais avaliador do que executor em função das marcas da nossa história, da introdução do sistema capitalista. Todas as reestruturações que o sistema capitalista provocou através de estratégias de superação da crise do estado como o Neoliberalismo, a Globalização, entre outros, produziram forte mudança na sociedade, com as lutas e conquistas deram-se lugar aos direitos universais, presentes na Constituição Federal de 1988, onde a educação passou a ser entendida como direito de todos. Porém, houve o esvaziamento do conteúdo da democracia, pois a educação adquirida como direito não garante a qualidade devida, nem a efetivação da mesma, cabendo então uma discussão das políticas públicas que efetive este direito social, à educação de qualidade.
Esta nova reestruturação do papel do estado e suas estratégias apresentam um ponto positivo, penso eu, quando provoca exigências de qualidade nos indivíduos da sociedade, ou seja, para dar conta da demanda do capitalismo, nos dispomos “obrigatoriamente” a superar nosso próprio perfil, buscando novas capacidades, de raciocínio, de resolução dos problemas, de trabalho em equipe, quer dizer, a função social da escola de modifica para atender as exigências de mercado.
A escola deve atender as exigências de mercado ou a qualidade necessária a formação integral do indivíduo?

É obvio que em torno desta nova demanda também há muitos pontos negativos, como por exemplo, a própria distorção da função social da escola quando se sujeita a formar indivíduos para o mercado de trabalho sem considerá-lo como indivíduo que vida o desenvolvimento integral, e quando o capitalismo exige competências, mas não propicia condições para o desenvolvimento destas, entre outros.
Na resposta a tal questionamento faz-se possível entender as influências do capitalismo e a redefinição do papel do Estado.
Referência bibliográfica:
PERONI, Vera Maria Vidal. Políticas públicas e Gestão da Educação em tempos de Redefinição do Papel do Estado. UFRGS

Um comentário:

By Benites disse...

Luciane!

O conhecimento e a informação nos geram inquietações e expectativas. Começamos a entender melhor algumas coisas e outras discordamos.
Espero ver mais reflexões suas sob este aspecto onde enfatiza que " pude rever estes conceitos, enriquecendo-os através dos conhecimentos que adquiri".
Ok.
Benites