5 de set. de 2010

ARTICULANDO: EIXO I E MEU TCC

Revisitando os estudos realizados no Eixo I, tarefa esta que requer considerável desprendimento de tempo, e que me fez recordar diversas atividades e leituras fundamentais para minha formação, realizei uma leitura minuciosa das Interdisciplinas do Curso de Pedagogia à Distância do Eixo I, e passei a refletir sobre as contribuições das mesmas para o desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Perante muitas reflexões, optei por trazer neste espaço relevâncias da Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade também para esta etapa, pois por meio desta interdisciplina tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma das obras de Paulo Freire, o livro: Pedagogia da Autonomia, que hoje intenciono que faça parte do embasamento teórico do meu TCC, por em especial, destacar princípios que podem enriquecer no que se refere ao trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem, explicando melhor, FREIRE (1996) aponta que o aluno e o professor são participantes do mesmo processo de construção da aprendizagem; traz a relevância da pesquisa, do respeito aos saberes dos alunos (conhecimentos prévios, contextos de vida, etc.); trata da curiosidade do aluno como fator essencial de desafio e liberdade, e muito mais, pois suas contribuições não se esgotam aqui.
Também a Interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação teve importantes influências na minha prática de estágio, esta contribuiu para que eu viesse a compreender por meio de textos, atividades e leituras realizadas a eficácia do computador, da web, e outras multimídias para a educação, tecnologias estas que servem de apoio e enriquecimento da prática docente e ampliam as possibilidades educativas nas escolas. Apropriei-me de diversas tecnologias de forma muito prazerosa, e isto refletiu em meu estágio curricular supervisionado, por estar familiarizada com tais tecnologias e convicta da relevância destas. A partir de então, pude propiciar experiências significativas aos alunos no decorrer da minha prática de estágio através do trabalho com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem, metodologia presente em meu TCC.
Com certeza, todas as interdisciplinas do Eixo I tiveram contribuições pertinentes para minha formação docente, mas ressalto que neste espaço, minhas reflexões estão um tanto reduzidas e superficiais se contextualizá-las ao todo do Eixo I, trouxe aqui apenas algumas influências diretas que estarão presentes na construção do meu TCC.

2 comentários:

Roberta disse...

Luciane!!

Esse também é um modo de registrar. Assim como tu podes falar de todas as interdisciplinas pode trazer apenas as que tiveram grande impacto e que podem ser utilizadas no teu TCC. Vejo que consegues relacionar bem o que já estudou com o que pretende estudar.

Abraços
Roberta

Luciane Ribas disse...

Olá tutora ROBERTA!
Tudo ok, pretendo continuar minhas postagens, realizando as devidas revisitas dos Eixos do curso, evidenciando as contribuições das mesmas para com a construção do meu TCC. Um forte abraço. Lu