2 de out. de 2010

EIXO V e meu TCC... Relevante exercício na Metodologia de Projetos de Aprendizagem

Realizando a atividade proposta pela Interdisciplina de Seminário Integrador do Eixo IX, que sugere uma revisita as Interdisciplinas do Eixo V e suas relações com o TCC em construção deparei-me com uma atividade muito interessante proposta pela Interdisciplina de SEMINÁRIO INTEGRADOR V - E que nos trouxe a oportunidade de desenvolvermos Projetos de Aprendizagem ao longo do quinto semestre. A relevância desta atividade específica para a construção de meu TCC refere-se ao fato de que foi nesta Interdisciplina que tive a primeira experiência com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem, junto a algumas colegas do Curso de Pedagogia da UFRGS, do pólo de Três Cachoeiras.
No quinto semestre exercitamos e construímos nosso primeiro Projeto de Aprendizagem, cuja pergunta central foi Por que ocorrem ciclones na região sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul?, visto que este fenômeno esteve cada vez mais presente em nossa região e nesta época nos chamou a atenção. Foi uma experiência riquíssima, muito trocamos, estudamos, pesquisamos, usufruímos das Tecnologias da informação e comunicação durante todo o processo de desenvolvimento do PA, e muito descobrimos a respeito do fenômeno e sua incidência em nossa região.
O fato de ter sido esta atividade muito prazerosa, nova, desafiadora e atraente fez com que eu tivesse mais segurança para desenvolver outros PA’s com minhas colegas, em especial, o PA Como trabalhar com a Metodologia de Projetos de Aprendizagem nas Séries Iniciais? Este por sua vez, foi o PA mais importante para minha formação pedagógica que refletiu na minha prática de estágio supervisionado, onde trabalhei na orientação e mediação de alguns PA’s com meus alunos do 2º ano.
Aderir a esta proposta, abrir espaço à participação dos alunos, favorecer a autonomia na escolha, o envolvimento com atividades significativas que desafiam o seu pensamento e acompanhá-los ativamente no desdobramento do projeto implica em, realmente, assumir esta nova função: a de mediador. Significa abrir mão do papel impossível de ser sempre o centro da atenção, causa e razão das aprendizagens dos alunos, para assumir um novo papel social, enquanto educador. (MAGDALENA; COSTA, 2003, p.2)

Ter vivenciado esta metodologia, foi com certeza relevante para que a prática de estágio tivesse o êxito que teve, e meu TCC parte da pergunta: Quais as influências da Metodologia de Projetos de Aprendizagem para o desenvolvimento da Alfabetização e Letramentos?
Fica, no entanto, evidenciada a pertinência da Interdisciplina destacada, que também foi trazida para este Blog uma postagem sobre PA’s no dia 29/09/2009, intitulada PA’s, UMA PROPOSTA METODOLÓGICA FOCADA NA APRENDIZAGEM, bem como, para minha caminhada na construção de meu TCC.
Alguns dos PA’s mencionados nesta postagem podem ser visualizados nos links abaixo:
Pbworks de estágio: lucianeestagio.pbworks.com
Pbworks sobre a Metodologia de PA’s: panasseriesiniciais.pbworks.com
PA sobre Ciclone: projetodeaprendizagensciclone.pbworks.com
Pbworks de meu TCC: lucianeribastcc.pbworks.com

Um comentário:

Roberta disse...

Luciane!!

É muito importante vivenciarmos os PA's antes de levarmos ele para nossa sala de aula. Pois ao realizarmos um PA entendemos as dificuldades e as conquistas e fica muito mais fácil mediar nossos alunos depois que a experiência já foi vivida.

Abraços
Roberta