25 de out. de 2007

Evidências

Evidências

A disciplina de artes trouxe-me muitos conhecimentos, transformando minha postura e prática em sala de aula.
Embora nunca tenha sido uma professora a favor de folhas com desenhos mimeografados ou xerocados, não tinha total consciência do que tais práticas representavam.
Uma questão muito importante foi compreender que o ensino da arte não requer produção, requer apreciação, contextualização histórica, conhecimento da história da arte, das obras, enfim. Oportunizou-me a conhecer a trajetória do ensino da arte na educação, a proposta triangular, arte como conhecimento, multiculturalismo.
Está sendo uma interdisciplina muito rica, oportunizando inúmeros conhecimentos que até então não tinha contato, como por exemplo, apreciar, interpretar e descrever uma obra de arte.
Estou adotando uma nova postura em sala de aula em prol desta nova consciência em relação à ARTE.
Fico angustiado quando penso que poucos são os professores com oportunidades de adquirirem estes conhecimentos, ou melhor, esta aquisição depende da busca de cada profissional.
Arte para mim passou a ser cultura, criação, expressão ou seja, vida.

Nenhum comentário: