6 de mai. de 2009

O CLUBE DO IMPERADOR A PARTIR DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES...



O filme sugerido pela Interdisciplina de Filosofia da Educação tem muito a contribuir porque nos instiga a reflexão sobre nossa prática docente, mais precisamente, quanto à postura que assumimos em sala de aula.
Pude perceber o quanto complexa é a nossa tarefa diária frente aos alunos, distintos entre si, e temos que estar sempre atentos ao que vivenciamos, presenciamos, interagimos, trocamos no convívio da sala de aula e fora dela, pois muitas vezes não nos damos por conta do quanto influenciamos as pessoas a nossa volta , sem qualquer intenção.
Algo que me chamou a atenção nas cenas do filme assistidas foi a avaliação do professor, assumindo faces distintas, porque em avaliação que fizera levou em consideração o empenho do aluno, a possibilidade de mudar a conduta do aluno, de aproximar-se dele, que por sua vez, pode ter sido justa com o aluno naquele momento, porém injusta com os seus colegas, pois haviam outros melhores preparados para o desafio do concurso “Júlio Cesar”.
Nossas decisões e avaliações devem ser refletidas para que possamos superar os deslizes cometidos...
... o erro poderá ser construtivo quando temos a oportunidade de rever nossos conceitos, reavaliar nossas atitudes e refazer nossas práticas.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Luciane, a interdisciplina de Filosofia nos ajuda a construir um pensamento mais crítico e reflexivo, além de trabalhar com conceitos fundamentais como: ética e moral. A partir disso, é possível concluir que a Filosofia está presente em todas as situações que vivemos, conforme tu mesmo destacas. Tua reflexão está focada na figura do professor e no quanto a Filosofia pode auxiliar o professor a repensar suas atitudes. Agora te convido a pensar no aluno especificamente... que saberes a Filosofia pode proporcionar aos alunos? Que contribuições essa interdisciplina traz para o trabalho em sala de aula? Seguimos conversando! Beijos, Rô Leffa

Luciane Ribas disse...

Olá Rô!
A Filosofia pode proporcionar aos alunos também a construção de um pensamento mais crítico e reflexivo, assim como para o professor. Creio que a filosofia permite ao aluno repensar, analisar seus conceitos, entrelaçá-los aos conhecimentos concebidos e aos novos conhecimentos, enfim... As contribuições desta interdisciplina para o trabalho em sala de aula refere-se ao exercício de analisar, refletir, pensar e repensar as idéias, os conhecimentos, as atitudes, etc...
Um grande abraço!