29 de set. de 2009

MODIFICANDO CONCEITOS

A aula presencial da Interdisciplina de língua Brasileira de Sinais, do eixo VII do Curso de Pedagogia à Distância, da UFRGS foi muito proveitosa, pois trouxe discussões muito importantes com relação a conceitos erroneamente circulados na mídia, no meio docente e na sociedade de forma geral no que diz respeito aos surdos.
Sempre tive plena convicção de que todo surdo é mudo, mas a partir das explicações trazidas pela professora Carolina Comerlato Sperb e sua intérprete, passei a entender que o surdo não apenas ouve, mas tem voz, e ela mesma exemplificou em sala de aula, contando que ao ver uma barata, se espanta e grita, a ao gritar nos causou um forte impacto, pois “desmontou” o conceito que tínhamos em relação aos surdos, antes tidos como surdos-mudos, e agora apenas surdos, porque não são ouvintes, mas tem voz.
Também nos permitiu refletir sobre o quão importante é a Língua Brasileira de sinais para eles, é o meio de expressar sua linguagem, de se comunicarem entre eles e com os outros.
Se tivermos presente a proposta de Inclusão, estaremos convictos que a Língua Brasileira de Sinais é algo que devemos nos apropriar para que possamos atender a todos, sem distinção, segundo as especificidades de cada indivíduo que faz parte de nosso contexto, na família, na escola, enfim.
Acredito que esta Interdisciplina é um diferencial em nossa formação docente, no sentido de que está ampliando significativamente muitos conceitos e ressignificando outros.
A cultura surda é algo que precisamos conhecer e trazer para dentro das escolas, só assim, derrubaremos as barreiras entre as culturas de ouvintes e não-ouvintes.
Eis aqui a excelência desta Interdisciplina!

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