Nos últimos meses me dispus a estudar sobre a metodologia de trabalho com Projetos de Aprendizagem, uma proposta inovadora que nos remete a importantes reflexões.
No entanto, o que considero mais difícil é “abandonar” parte daquilo que havia construído como ideal para as aprendizagens em sala de aula, como por exemplo, selecionar uma grade curricular, planejar aulas expositivas focadas no ensino, transmitir conhecimentos, enfim.
A proposta metodológica com PA’s tem seu foco na aprendizagem, parte do interesse dos alunos, das perguntas que trazem consegue e que pretendem construir respostas para elas. O aluno estabelece seus percursos, suas estratégias e ao professor cabe o papel de mediador, orientando, indagando, desestabilizando, etc.
Não há uma preocupação com o “vencimento” da grade curricular estabelecida para uma série específica, o foco está nas aprendizagens que vão sendo construídas. A avaliação nos PA’s é realizada por todos os envolvidos e o professor perde seu “status” de “julgador” quantitativo de conhecimentos. Também não há preocupação exclusiva com resultados, todo o processo das aprendizagens é considerado e avaliado.
É algo novo e que vale a pena ser experimentado, pois a proposta metodológica com PA’s é pautada na aprendizagem, na liberdade, na autonomia e cooperação para todos os envolvidos, professores e alunos.
Conhecer esta proposta é fundamental para reformularmos nossas concepções!
Nenhum comentário:
Postar um comentário