24 de abr. de 2010

Em tempos de estágio...

Este período de estágio está sendo de grande valia para meu crescimento profissional, pois estou tendo de rever meus conceitos e minhas convicções, por não ter imaginado o quanto teria que estudar para trabalhar com os alunos de 2º ano. Na última sexta-feira, dia 16 de abril planejei trabalhar com um dos Mestres das Artes, Claude Monet e foi aí que senti a necessidade de aprofundar mais meus conhecimentos, não para ensiná-los, pois ninguém ensina a ninguém, mas para propiciá-los maios para a construção de novas aprendizagens, e também, para que minha mediação pudesse ser instigadora a altura destes alunos e de suas curiosidades.
Tenho sentido necessidade de rever teorias estudadas no Curso de Pedagogia para fundamentar minhas metodologias, para ter mais segurança no que estou propondo nos planejamentos, e principalmente, para perceber como o aluno constrói seu conhecimento, visto que, cada um constrói de formas distintas uns dos outros.
Contudo, percebo que ser educadora requer que estejamos em constante busca do saber, pois nunca estaremos prontos, sempre estaremos em processo de construção e re-construção do fazer pedagógico e de nossas metodologias e linhas orientadoras.
Em síntese, somos aprendizes durante toda a nossa existência!!!! Eternos aprendizes!!!

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Lu,

Tuas reflexões trazem elementos teóricos discutidos, aprendidos durante o curso, mas eles precisam estar articulados ao teu fazer pedagógico. Procure trazer mais elementos da tua prática, dar mais visibilidade ao teu trabalho e ao modo como tens avaliado/comprendido/interpretado esse percurso, buscando articular teoria e prática.

Essa revisita que fizeste às teorias estudadas te ajudou a rever teu planejamento? Já iniciaste o trabalho com PAs? Que temáticas estão trabalhando? As atividades que tens proposto são desafiadoras para os alunos? Como eles reagem? Encontraste dificuldades no caminho... como resolveste?

Seguimos conversando!
Beijos, Rô Leffa

Luciane Ribas disse...

Ok, Rô!
Estou realizando um trabalho com 3 PA's, que envolvem temáticas relacionadas aos seres vivos: Como vivem os mendigos? Para que servem as árvores? Por que os animais existem? Está sendo muito produtivo, a cada dia abrem-se novas possibilidades de trabalho, enfim, só foi possível trazer esta metodologia a partir das teorias sobre tal metodologia com PA's. É neste sentido, que me referi a revisita de teorias estudadas, bem como, também precisei reler teorias estudadas no curso sobre alfabetização para sentir-me mais segura no que estou propondo aos alunos em sala de aula. També considero que a prática de estágio, assim, como a prática pedagógica são sempre desafiadoras, encontramos dificuldades, e para cada uma, buscamos os caminhos que consideramos possíveis e pertinentes. Tuas indagações são bastante amplas, e por isso, exigem muita reflexão e grande desprendimento de tempo para correspondê-las, no entanto, talvez não seja possível atender-te na íntegra. Que bom se pudéssemos dialogar presencialmente, com certeza, eu poderia te trazer mais elementos e evidências...Se possível for, voltarei neste espaço para dialogarmos mais e melhor...
Beijos!