5 de mai. de 2010

A PRÁTICA PEDAGÓGICA REQUER AÇÃO...

Muito tenho refletido, percebendo que a ação também á algo de muita importância no fazer pedagógico, quando intencionamos o desenvolvimento dos indivíduos que fazem parte da nossa sala de aula. Não basta refletir, é preciso muita ação, desprendimento, saber ouvir, estar atenta, observar, intervir, mediar, contribuir, cooperar, desestruturar (cognitivo), aparar (afetivo), integrar (social), enfim, são inúmeras as ações que a prática de sala de aula nos exige. Para tanto, estar embasada teoricamente, ter bem claro os princípios norteadores da prática pedagógica, as metodologias utilizadas, os objetivos e principalmente, conhecer o público de nossa “demanda” são questões imprescindíveis para o sucesso de nossa proposta de trabalho no âmbito escolar.
Estou me dedicando ao máximo para dar conta deste desafio estimulador que está sendo minha prática de estágio, são muitas horas diárias de reflexão, planejamento, re-planejamento, atuação, estudos, pesquisas, enfim, e estou tendo mais clareza do quanto ser educador requer que estejamos em constante processo de aprendizagem, abertos e dispostos as demandas que se modificam dia após dia.
É também no dia após dia que recebemos recompensas daquilo que estamos propondo, nos gestos e ações mais simples até as mais complexas, é através de trocas de olhares, de gestos de carinho, de progressos que percebemos de nossos alunos que vão nos revitalizando para seguirmos adiante e acreditarmos que muito é possível em si tratando de educação, de construção do conhecimento.
Horas difíceis, horas não, momentos de frustração e de realização, o estágio está sendo muito rico para meu desenvolvimento profissional e pessoal, pois estou experienciando, reafirmando teorias, desestabilizando conceitos, enriquecendo outros, enfim, numa mescla de sentimentos que me dão a idéia de que tudo vai dar certo, ou melhor, ao final, tudo será de grande valia.
Vamos lá!!!!

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Lu,

Tua reflexão traz uma série de elementos teóricos, mas eles precisam ser ressignificados a partir do teu fazer pedagógico. Sem isso, a teoria se esvazia nela mesma.

Falas em teorias, metodologias, conceitos de modo abrangente. A que teorias, metodologias especificamente estás te referindo?

Traga um pouco mais do teu trabalho em sala de aula, da tua interpretação e análise sobre o que está acontecendo; mostre como a teoria se corporifica nesse espaço; como tens atuado como professora... Exponha-se mais!!!

Disseste que "é preciso muita ação, desprendimento, saber ouvir, estar atenta, observar, intervir, mediar, contribuir..." Tens conseguido fazer isso? Em que situações?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Luciane Ribas disse...

Pois é, como previa, são uma série de apontamentos logo agora, no final do semestre... mas enfim... a teoria serve muito para a prática, a prática de sala de aula, não prática de escrita, imagina o quanto teríamos que nos dedicar ao blog para descrever cada teoria aplicada e utilizada durante o estágio... a minha exposição está bastante evidente para os que me acompamham... e creio que trazer as reflexões da prática de sala de aula, nos seus detalhes como sugeres não tenho condições de fazer, condições com relação ao tempo... tenho me dedicado muito para meu estágio e uma série de atribuições diárias, e sinto-me exausta com relação aos demais ambientes... Rô, sinceramente, se possível, mais adiante tentarei de dar os feedbacks sugeridos...mas me fala tempo. Farei o possível para te atender mas não será uma tarefa que acredito dar conta.
Um abraço!