No Eixo IV do Curso de Pedagogia à distância, na Interdisciplina de Seminário Integrador IV, realizamos uma atividade de muita relevância para o desenvolvimento do meu TCC, que foi a elaboração do Plano Individual de Estudos, cujo objetivo era apontar as necessidades sentidas no decorrer com curso, como aprendizes, fazendo uma revisita aos percursos obtidos nesta graduação. Já no Eixo IV identifiquei a necessidade de aprender como elaborar trabalhos dentro de um formato mais acadêmico, ou seja, sentia necessidade de aprender a formatar trabalhos de acordo com as Normas da ABNT, primando por apresentações mais “estéticas”.
Passei então a estudar as Normas mais essenciais, como formatar um texto, um artigo e outros materiais que produzia, exercitando fazer citações e referências de forma adequada, e neste percurso, muito aprendi e hoje constato que foi de suma importância ter realizado estes estudos, pois o TCC exige uma escrita qualitativa e acadêmica, além de formato de acordo com as Normas da ABNT para monografias. As aprendizagens que obtive no Eixo IV, serviram-me de base para que hoje eu pudesse ter mais tranqüilidade na construção de meu TCC, neste sentido. É claro que estamos sempre aprendendo, as Normas estão em constante atualização, mas para esta etapa de conclusão de curso é indispensável ter noção de como se estrutura um texto, uma monografia, e se caso não tivesse importância não seria uma exigência nesta tarefa. Hoje percebo que as aprendizagens das mais diversas possíveis ganham igual importância, pois em algum momento nos valemos dela. Reflito que se não tivesse obtido tal conhecimento, hoje teria mais um obstáculo a ser vencido, além da construção do TCC teria que buscar informações quanto à formatação... algumas evidências sobre o Plano de Estudos que realizei e os objetivos que alcancei podem ser visualizados na postagem que realizei neste blog, intitulada Plano Individual de Estudos, postada em 17 de abril de 2008, e também na postagem realizada em 20 de novembro do mesmo ano, com o título Refletindo sobre O Plano Individual de Estudos (PIE), esta reflexão traduz que determinadas aprendizagens se dão num processo, que requer tempo, busca e determinação. Atualmente, não posso afirmar que o conhecimento objetivado quanto à formatação estão 100% adquiridos, mas servem de base para novas aprendizagens e compreensões mais complexas, aumentando gradativamente as habilidades e capacidades para que eu possa adquirir novos conhecimentos, conhecimentos mais elaborados, mais complexos, com maiores níveis de exigência.
Não foi só a Interdisciplina de Seminário Integrador que me trouxe conhecimentos importantes, que me possibilitou aprendizagens para minha formação, as Interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática, pelos Estudos Sociais, pelas Ciências Naturais tiveram igual importância nesta perspectiva, porém optei por tratar de apenas uma Interdisciplina para que esta reflexão não viesse a ficar extensa por demais. Reforço que as aprendizagens que construí no Eixo IV são sempre válidas nas práticas pedagógicas, e estarão me acompanhando nas minhas escolhas e caminhada no PEAD, na vida profissional e pessoal.
2 comentários:
Luciane!!
Tens razão quando dizes que as aprendizagens têm igual importância na nossa vida.
Essa tua, de compreender e usar com segurança a ABNT está te ajudando agora, pois nesse momento focar nossas energias num único objetivo é muito importante.
Abraços
Roberta
Tutora Roberta,
Com certeza meu Plano de Estudos se configurou-se num importante exercício nesta etapa da minha caminhada no PEAD.
Beijos!!!
Luciane
Postar um comentário